6 MESES DE GESTÃO: TURISMO, CULTURA, ESPORTE E LAZER (12/07/2017)

Nesses seis primeiros meses de gestão um dos setores contemplados com atividades importantes que valorizaram a cultura do município e proporcionaram diversão e entretenimento para a população sooretamense foi o coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SEMTUCEL). Desde que assumiu a prefeitura no dia 02 de janeiro deste ano o Prefeito Alessandro Broedel, junto do Secretário Municipal Cleidson Carminati e de toda a equipe responsável por este setor, em consonância com o planejamento estratégico da administração municipal começaram a traçar estratégias para trazer de volta ao município atividades esportivas e culturais, há algum tempo abandonadas.

O primeiro projeto resgatado foi o Programa Campeões do Futuro, uma parceria com o Governo Estadual, que proporciona a prática de atividades esportivas para crianças e adolescentes em idade escolar. O Prefeito Alessandro e o Secretário Carminati foram até Vitória receber os uniformes e materiais utilizados no projeto e assinar o termo de cooperação entre o Estado e o Município. A Secretaria também já iniciou o processo para que Sooretama seja reincluída no Mapa do Turismo do Espírito Santo, o que acarretará na criação de empregos diretos e indiretos para a movimentação do setor.

Prefeito Alessandro Broedel e o Secretário Municipal Cleidson Carminati

Em maio foi dada a largada para a Primeira Arena Esportiva e Cultural de Sooretama. Uma estrutura de arquibancadas e palco foi montada no bairro Sayonara para receber competições esportivas e atividades culturais. O evento teve um clima familiar, pois muitas famílias compareciam em peso para assistir os campeonatos de travinha, vôlei de praia e futevôlei realizados durante o evento; sem contar na grande Festa Junina que foi o marco do encerramento do resgate do valores esportivos e culturais do município.

A Arena foi palco de competições esportivas, apresentações culturais e de uma grande Festa Junina

Durante as atividades na Primeira Arena Esportiva e Cultural de Sooretama foi aberta uma praça de alimentação para que vendedores pudessem estabelecer suas barracas e vender quitutes para as pessoas que participaram da festa. A confeiteira Marcielen Silva Baptista Doano, foi uma das comerciantes que trabalhou no evento e afirma que a Arena foi uma ótima oportunidade para que seus produtos alcançassem toda a população de Sooretama. Ela destaca que o lucro conseguido durantes os fins de semana de funcionamento do evento foram superiores ao esperado e garante que com certeza participará em novos eventos, pois para o pequeno comerciante essa é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e estabelecer a sua marca e os seus produtos junto a população. O Administrador Romário Barbosa dos Santos salienta o clima família estabelecido durante todo o evento. Não houve nenhuma ocorrência, o que mostra que o povo sooretamense estava ali para se divertir junto dos amigos e da família. Romário parabeniza a organização, pois o município estava carente desse tipo de atividade e o evento proporcionou uma boa confraternização entre as pessoas.

O administrador Romário Barbosa dos Santos (camisa xadrez) curtindo a Arena com o Secretário Carminati e amigos

O contrato de adesão da Ata de Registros de Preços estabelecia o valor máximo de R$ 301.867,00, porém, na montagem da estrutura da Primeira Arena Esportiba e Cultural de Sooretama o município utilizou apenas R$ 153.272,56, bem abaixo do valor contratado. Como um dos compromissos da gestão Alessandro Broedel é com a transparência, esses dados podem ser observados no Portal da Transparência no site da prefeitura.

Os resultados obtidos com a realização da Primeira Arena Esportiva e Cultural de Sooretama foram muito positivos em diversas áreas, e com certeza o melhor deles foi o resgate da cultura e da pratica esportiva em nosso município. Na reportagem de amanhã nossa retrospectiva dos seis meses de gestão será sobre as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Administração.